Como e onde descartar tintas vencidas

Antes de programar uma reforma na sua casa ou na empresa, é importante saber o que fazer com o resto de tinta e, até mesmo, como descartar tintas vencidas provenientes de pinturas e reformas passadas.


As tintas, na maioria das vezes, contêm materiais altamente prejudiciais ao meio ambiente e, por isso, não se pode simplesmente jogá-las no lixo comum ou em uma caçamba comum. Como muitas pessoas ainda não tem conhecimento do impacto que o descarte errado de tintas, é importante procurar informações sobre como fazer isso de forma correta.


Empresas envolvidas no mercado de engenharia civil, ou que trabalhem com reformas, pinturas e acabamentos no geral, são as que mais geram resíduos de tinta, assim como são as que têm maior chance de ter tinta vencida em estoque, e por isso precisam ficar atentas sobre como lidar com esse material.


O descarte inapropriado de tintas pode gerar sérios problemas, como contaminação do lençol freático e dos cursos de água. Por isso, não saber como se desfazer dos resíduos de tinta e tintas vencidas pode ser uma situação incômoda que irá impedir a correta destinação desses materiais.


Etapas de descarte de tintas


Para resíduos de tintas que não serão utilizados:


  1. Utilize o resto das tintas utilizadas em jornais ou pedaços de madeira;
  2. Raspe as latas de tintas sem utilizar água corrente, para não gerar material poluente;
  3. Contrate uma caçamba de entulho para descartar latas vazias e materiais sujos de tinta, após completa secagem.


Para tintas vencidas:


O primeiro passo (e também o mais simples), é direcionado para empresas de fabricação e venda de tintas e consumidores, que devem ficar atentos à data de validade desse produto. Uma vez que ele está vencido, é necessário encaminhá-lo para o descarte correto, para que a contaminação do meio ambiente seja evitada e não haja nenhum dano à saúde das pessoas e animais. 


Nesse caso, o descarte (tanto das tintas vencidas como de latas de tintas que já foram abertas e que contêm tinta em grande quantidade) precisa ser feito através da incineração. Apenas através desse processo é possível garantir que o solo não será contaminado e que, consequentemente, não restará nenhum material poluente em contato com o meio ambiente, pessoas e animais.


A incineração consiste na destruição térmica da tinta, em uma temperatura que pode chegar a 1200º, com equipamento específico. Após esse processo, resíduos das tintas que foram incineradas podem ser recicladas e reutilizadas.


Essa é a maneira mais correta de descartar tintas vencidas, e por necessitar de determinados equipamentos, na maioria dos estados existem estímulos para o recolhimento desse material para incineração. 



Se você tem uma empresa inserida nesse mercado e que trabalha com comercialização ou fabricação de tintas, o mais indicado é procurar empresas de engenharia ambiental que possam auxiliar e ajudar a criar estratégias de recolhimento e descarte dos materiais solventes.


Dessa forma, consumidor e empresa podem trabalhar juntos evitando o descarte inadequado das tintas vencidas e dos resíduos de tinta, e assim reduzir o risco de contaminação ambiental