Conheça a importância da indústria química para a sociedade

Você já conhece a importância da indústria química para a sociedade? Para você ter ideia, a indústria química aqui no Brasil já é considerada uma das dez maiores de todo o mundo. Além disso, nacionalmente, ocupa o segundo lugar no PIB da indústria de transformação. 


Esses números são expressivos e nos mostram que a química industrial é relevante e responsável por uma série de avanços, inclusive em nível mundial. Por isso, é preciso conhecer sua importância e seus impactos sociais. 


Continue com a gente e saiba mais!


Afinal, o que é a indústria química?


Antes de mais nada, é preciso entender o que é a indústria química — só assim é possível vislumbrar sua abrangência e importância para a sociedade. 


A indústria química nada mais é que o ramo de empresas que conduzem a produção de produtos químicos industriais. Esses produtos podem ser petroquímicos, agroquímicos, farmacêuticos e, inclusive, as tintas. Para desenvolvimento de tudo isso, reações químicas são estimuladas para formar novas substâncias. 


Pode parecer simples, mas não é tanto assim! Para que uma empresa seja qualificada para a produção de químicos, ela precisa seguir uma série de exigências de segurança e normas ambientais, adequação à ABNT e licença para funcionamento, entre outros.  


É fundamental fazer a escolha de uma fábrica de tintas, por exemplo, com muita cautela. Só assim você conseguirá acesso a um produto de verdadeira qualidade.


E qual a importância da indústria química para sociedade?

 

A indústria química está em constante aperfeiçoamento e avanço e, por isso, traz diversas inovações para a sociedade, principalmente no Brasil. Abaixo, conheça alguns dos pontos benéficos do setor de químicos. 


Empregabilidade


A partir de 2018, após um período de crise, o setor da indústria química chegou a faturar US$ 127,9 bilhões. No mesmo ano, os índices de empregabilidade aumentaram consideravelmente. Atualmente, existem cerca de 2 milhões de brasileiros empregados no setor. Pode-se dizer, portanto, que essa indústria confere grande importância social nesse sentido.


Avanços 


A indústria química também permite muitos avanços e inovações para a sociedade, principalmente para aqueles setores que estão diretamente ligados a ela — ou seja, áreas que utilizam os produtos químicos desenvolvidos. 


Por exemplo: o segmento da construção civil está em constante crescimento e atualização por conta das novidades que advém da indústria química. 


Assim, é possível perceber que, por mais que pensemos que não, a indústria química nos afeta e está ligada ao nosso cotidiano de diferentes formas. Nós não estamos distantes dessa evolução, e somos beneficiados também!


Cotidiano


A indústria química está bem mais próxima do que imaginamos. Olha só a quantidade de segmentos que são considerados parte dela:


  • bebidas; 
  • açúcar e álcool; 
  • cosméticos; 
  • plásticos; 
  • têxtil; 
  • couro; 
  • tratamento de água.


Temos certeza de que você tem contato com alguns desses pontos. Além das tintas, que já te contamos acima. Ou seja, deu para ver como a sociedade se beneficia dos avanços da indústria química, não é?


Só não se esqueça dos pontos primordiais para escolher uma empresa do ramo. Quando o assunto é tinta, por exemplo, é sempre bom ressaltar a importância de:


  • atendimento personalizado;
  • histórico da marca;
  • credibilidade e confiança;
  • infraestrutura e tecnologia;
  • qualidade do produto (por exemplo: escolher tintas à base de água, que não precisam de solventes nocivos à saúde).


Boas empresas da indústria química estão comprometidas com um produto bem feito e, ainda, com a sua qualidade de vida.


Se você gostou desse conteúdo, continue com a gente e confira 6 coisas que você deveria saber sobre a indústria química. Aqui, contemplamos desafios e obstáculos da área no Brasil. Esperamos que goste!