Fundo preparador de paredes: conheça mais

Quando o assunto é parede, a primeira preocupação entre projetistas, chefes de obra e engenheiros é a escolha da  tinta mais adequada para a superfície.  


No entanto, muitos esquecem, ou até mesmo desconhecem a necessidade de comprar produtos específicos para preparar e garantir o acabamento ideal. Como é o caso do fundo preparador de paredes, um item fundamental para uniformizar e aumentar a absorção da tinta na parede.


Pensando nisso, elaboramos este guia rápido para mostrar o que é o fundo preparador de paredes e como ele influencia o resultado final na obra, protegendo as paredes contra uma série de problemas. Continue acompanhando! 


O que é o fundo preparador de paredes? 


O fundo preparador de paredes é uma tinta à base de resina acrílica, solúvel em água. Por isso, ele é responsável por aumentar a capacidade de penetração e aderência das paredes que serão pintadas. 


Além disso, essa categoria de tintas se destaca pela facilidade de utilização, podendo ser aplicadas com rolo ou trincha. 


O principal diferencial do fundo preparador em relação às outras tintas de fundo para paredes é a sua capacidade de agregar partículas soltas, garantindo maior durabilidade e aderência das tintas de acabamento. 


No entanto, vale ressaltar que o fundo preparador de paredes não substitui a limpeza do pó gerado durante o lixamento. 


Além disso, após aguardar o tempo de repintura informado pelo fabricante do produto, também é possível emassar a parede. Se houver necessidade de remover imperfeições rasas, basta utilizar tintas à base de látex, PVA ou mesmo a tinta acrílica. 


Quando utilizar o fundo preparador de paredes? 


A primeira dica para utilizar o fundo preparador de paredes corretamente é evitar a pintura em dias chuvosos. Além disso, a temperatura ambiente deve ser entre 10ºC e 40ºC e a umidade do ar inferior a 85%.


Lembre-se de que o fundo preparador de paredes não substitui o preparo inicial da parede. Por isso, o produto não é capaz de substituir a limpeza de gorduras, graxas, mofo ou a etapa de lixamento e limpeza da superfície. 


De maneira geral, o fundo preparador de paredes é uma solução para problemas em superfícies de alvenaria. Com isso, ele é responsável por proteger e conservar a pintura das paredes, garantindo um aspecto melhor durante mais tempo. 


Esse produto pode ser utilizado em paredes: 


  • Pintadas com cal;
  • Descascadas; 
  • Saponificadas. 


Um dos seus maiores benefícios é criar uma espécie de escudo contra a alcalinidade, gerando mais economia nas demãos de tinta. 


Conheça o Fundo Preparador de Paredes Primor Premium 


O Fundo Preparador de Paredes Primor Premium é indicado para selar e uniformizar a absorção em superfícies externas e internas de concreto, reboco, fibrocimento, gesso, pinturas descascadas, paredes caiadas, reboco arenoso, etc.


Seu rendimento quando aplicado sobre condições ideais é de 150 m² a 250 m² (*verificar sempre o rótulo do produto para mais informações). 


O Fundo Preparador de Paredes Primor Premium garante:


  • Qualidade Superior;
  • Grande Resistência;
  • Alta Durabilidade;


Agora você já sabe o que é o fundo preparador de paredes e como utilizá-lo corretamente.  Entre em contato para receber mais informações sobre a linha de produtos das Tintas Primor.