Tintas com textura: como aplicar

As tintas com textura são uma ótima alternativa para a decoração de ambientes e têm ganhado cada vez mais espaço na construção civil. A textura é um composto de base acrílica com consistência semelhante à massa, sendo possível criar efeitos sob relevo bastante interessantes e criativos. No mercado, as tintas com textura podem ser encontradas com diversas tonalidades e para os mais variados fins. 


Neste artigo, você vai saber mais  será sobre a aplicação e características das tintas com textura. Confira. 


Onde aplicar a tinta com textura?


A tinta com textura é mais indicada para superfícies externas e internas de reboco, em massa corrida, gesso, concreto, concreto e massa fina, apresentando os mais diversos efeitos decorativos de relevo. 


Como as tintas com textura são bastante versáteis, elas podem ser aplicadas em ambientes internos e externos. Uma grande vantagem deste tipo de tinta é que ela não é facilmente afetada pela umidade ou luz solar* e dispõe de alta durabilidade. 

*Dependendo do preparo da superfície ou cor utilizada.



Tipos de textura para a parede 


Existem no mercado diversos tipos de produtos para criar efeitos originais de texturas para a parede. Com esses efeitos, é possível repaginar o visual, seja em locais residenciais ou comerciais. Alguns dos efeitos com textura mais populares são: 


  • Textura efeito ranhura;
  • Textura riscada;
  • Textura grafiato:
  • Textura chapiscada;
  • Textura espatulada, entre outros. 


Qual o produto ideal? 


A texturização pode ser feita por meio de massa corrida ou tinta. No entanto, texturizar com tinta é um pouco mais prático, pois é necessário apenas um rolo especial, o qual deve conter a textura escolhida, além de escova e desempenadeira.


Já no uso da massa corrida ou acrílica, é ideal para destacar mais as texturas e fazer toques marcantes de relevo. É possível fazer esses efeitos por meio de rolos texturizados e espátulas. 


As Tintas Primor contam com vários produtos voltados para texturas: a Garbo Gold, por exemplo, é um revestimento acrílico hidro repelente indicado para superfícies externas e internas de reboco, massa corrida, gesso, concreto, massa fina, entre outros. Além disso, permite efeitos decorativos de relevo, criando ambientes personalizados.


Como aplicar tinta com textura


Para aplicar a tinta com textura, serão necessários alguns itens, como: 


  • rolo de pintura, 
  • espátula, 
  • desempenadeira, 
  • escova com cerdas. 


Lembre-se de que é importante, primeiramente, fazer o preparo da parede e do ambiente. 


Na etapa seguinte, basta escolher a técnica de texturização e manusear a tinta/ massa, aplicando conforme as instruções do fabricante. Em seguida, basta o acabamento final. Dependendo do estilo da texturização escolhida, é possível encontrar rolos extrudados, que são rolos metálicos com desenhos que formam as texturas nas paredes, facilitando a aplicação e dando um toque especial ao ambiente.  


Dar vida ao ambiente por meio de texturas é possível! Com as Tintas Primor, as tintas com textura são de qualidade com ótimo rendimento, além de seguirem as regras da ABNT.