Tintas com textura: o que são e onde aplicar

Já te contamos aqui no blog o que são as tintas com textura e como aplicá-las da maneira correta, conhecendo as características do produto e finalizando o seu processo com a melhor aparência e acabamento possíveis. 


Mas, afinal, que tipo de projeto realmente fica interessante com o uso de tintas com textura? E o que é preciso saber antes de adquiri-las para sua empresa ou depósito?


No post de hoje, vamos te mostrar algumas ideias para inspirar na aplicação dessa tinta tão única e especial. 


Texturas diferentes e inusitadas podem criar ambientes diferenciados e agregar ainda mais valor à pintura — e, por isso, esta é uma compra justificada, afinal, este produto é cada vez mais procurado no mercado. Continue com a gente e confira. 


Recapitulando: o que você precisa saber sobre tintas com textura 


O que são? 


As tintas com textura são amplamentes usadas por artistas plásticos, mas cada vez mais são adotadas por projetos de construção civil, a fim de criar formas e desenhos irregulares e ousados nas paredes de lares, comércios, dentre outros. 


A técnica é utilizada na Europa há alguns anos para evitar o acúmulo de umidade nos ambientes. No Brasil, porém, o uso de tintas com textura passou a ser mais conhecida em meados de 1990 — com fins visuais, apesar de seus outros benefícios.

Qual a diferença entre as tintas com textura e tintas regulares?

Basicamente, além do efeito criado, a maior diferença entre estes dois tipos de tinta reside na espessura de suas camadas. Uma só camada da tinta com textura chega a ser quatro vezes mais espessa do que a de uma tinta comum. 


É por esta razão que as tintas texturizadas inibem o excesso de umidade nos ambientes, afinal, as camadas grossas funcionam como uma proteção.

 

Dadas as peculiaridades do material, sua aplicação exige uma técnica diferenciada. No texto que citamos acima, você consegue checar como fazer a aplicação da tinta com textura — incluindo os materiais necessários para tal.


O que saber antes de texturizar?


Antes de adquirir tintas com textura para sua empresa ou depósito, é preciso entender alguns pontos específicos — e positivos! — sobre o material. Vamos a eles:


  • cada tinta confere uma textura diferente às paredes. É necessário verificar qual textura deseja-se alcançar para adquirir o produto correto;
  • a técnica oferece maior proteção da superfície e sua aplicação é mais durável que o comum;
  • a textura é indicada tanto para ambientes externos quanto internos. No geral, não existem restrições quanto à aplicação da tinta. 

E, afinal, quais projetos caem bem com tintas com textura?


As tintas com textura podem ser adquiridas para sua empresa ou depósito para aplicação em uma série de projetos de seus clientes. Citamos três deles abaixo: 


  1. decoração de interiores: quartos, banheiros, cozinhas e por aí vai;
  2. pequenos acabamentos: locais específicos de projetos maiores;
  3. combinação de texturas: para agregar ainda mais aos ambientes. 


Gostou de saber mais sobre projetos que caem bem com tintas com textura? Então siga com as nossas dicas e confira as tintas mais recomendadas pelos profissionais.