Armazenar tintas é uma tarefa importante, e que deve ser realizada de forma a possibilitar a melhor organização possível para o depósito e sua logística. Para além disso, é um processo que precisa ser feito de maneira prática e segura, evitando possíveis adversidades para o seu trabalho e de sua equipe.
Tendo isso em vista, te mostramos 4 dicas simples e eficazes para armazenar tintas abaixo, contemplando vários pontos que você precisa saber. Vamos lá?
1. Escolha um local adequado
Antes de mais nada, é fundamental que o seu depósito esteja de acordo com algumas premissas simples de segurança para o ambiente e seus funcionários.
Não se esqueça da importância de um fácil acesso, arejamento constante, exclusividade (esse local deve ser destinado apenas a produtos químicos como tintas, solventes e diluentes) e distância de locais aquecidos.
O contato das tintas e demais produtos com faíscas e calor pode gerar acidentes. Por isso, evite ao máximo essa situação. Uma das maneiras de fazer isso é escolhendo tintas de qualidade e, principalmente, à base de água.
2. Estoque da maneira correta
A forma como você empilha e estoca suas tintas também deve ser pensada. Afinal, a logística deve ser a melhor possível para encontrar a tinta desejada e evitar dificuldades.
O manuseio, transporte e armazenamento incorretos podem levar a danos na embalagem e possíveis vazamentos de produto, por exemplo. Assim, além de perder tinta, você também pode permitir que o material fique ressecado e inutilizável.
O ideal é retirar as latas de todas as caixas e empilhá-las em pequenas quantidades, para evitar que caiam e causem acidentes.
3. Planeje um bom acesso ao depósito
Seu depósito deve ser de fácil acesso, tanto para evitar acidentes quanto para proporcionar uma boa logística para o local.
É fundamental que, para armazenar tintas, você tenha um lugar térreo, com vias livres e desimpedidas ao redor. Além disso, é essencial que exista alguma saída de emergência. Tudo isso para criar um ambiente ainda mais seguro para você e seus funcionários.
4. Saiba como fazer o descarte de produtos
Fazer o descarte adequado de tintas vencidas ou restos de tintas de pinturas e reformas que não serão mais utilizados, por exemplo, é também importante para manter a organização de seu depósito e, ainda, não contribuir para a sujeira e poluição do ambiente — afinal, ser “ecologicamente” responsável é fundamental ao se trabalhar com produtos químicos.
Para descartar tintas vencidas, recomendamos que você realize o processo de incineração com o auxílio de uma empresa especializada. Ele gera resíduos que podem ser reutilizados e reciclados e, além disso, não contamina o solo. Por isso, é a maneira mais recomendada.
Para descartar tintas dentro do prazo de validade, mas que não serão mais utilizadas, o ideal é pintar madeira e jornal para fazer o descarte desses materiais, e não da tinta em si. Após isso, contrate uma caçamba para jogar fora os recipientes.
E aí, gostou das nossas quatro dicas para armazenar tintas no seu depósito? Todas elas são fundamentais para garantir organização, segurança e bem estar de você e seus funcionários. Não deixe nenhuma de lado.
Porém, esses passos não funcionam sozinhos. É preciso ter tintas de qualidade para garantir que tudo saia da melhor maneira possível, incluindo o seu trabalho com o material. Imagine só ter de fazer o descarte constante de tintas que estragam com facilidade e que podem causar acidentes?
Conte com as Tintas Primor para um material de alto padrão. Conheça mais aqui.