Tinta Acrílica: vantagens e como aplicar corretamente

A Tinta Acrílica é um tipo de revestimento muito utilizado no acabamento de superfícies internas e externas. Além disso, sua composição química foi desenvolvida para garantir mais durabilidade.


Contudo, para garantir que a tinta acrílica seja a melhor alternativa para o seu projeto, é fundamental conhecer suas características, como deve ser feita a aplicação e a boas práticas que asseguram a resistência do revestimento por mais tempo.


No artigo de hoje, vamos abordar todas as vantagens da tinta acrílica e como utilizá-la corretamente em sua obra. Continue acompanhando!


O que é tinta acrílica?


A tinta acrílica é um tipo de revestimento muito utilizado no acabamento de superfícies tanto internas quanto externas, possuindo alguns aspectos semelhantes ao látex. 


É uma tinta solúvel em água, de secagem rápida, quando comparada a outros tipos de tintas mais conhecidas. Sua fórmula contém resinas acrílicas, um fator essencial para aumentar o grau de impermeabilidade da tintas. 


Dessa maneira, as paredes pintadas com tintas acrílicas podem ser molhadas e até mesmo lavadas. 


Já o acabamento da tinta acrílica é mais brilhante, mas a opção de acabamento fosco pode ser adotada para diminuir o efeito brilhante nas paredes. 


Vantagens da tinta acrílica


Ainda que seja um produto de custo relativamente mais elevado, a tinta acrílica garante uma série de vantagens, como:


  • maior adesão: a composição da tinta acrílica permite a utilização em uma ampla gama de materiais (desde que seja devidamente preparada), entre as diversas opções vale citar: madeira, alvenaria, metais e plásticos;
  • flexibilidade: a tinta acrílica é capaz de expandir e contrair sem rachar o acabamento;
  • acabamento respirável: as superfícies revestidas com a tinta acrílica permitem a evaporação da umidade excessiva sem causar bolhas;
  • maior resistência ao mofo: as melhores marcas adicionam produtos químicos anti-mofo;
  • alta capacidade de retenção de cores: as resinas acrílicas da fórmula aumentam a resistência da tinta aos efeitos dos raios UV do sol, além de ampliar o brilho do acabamento por mais tempo;
  • secagem rápida: o tempo de secagem das tintas acrílicas é muito menor do que as tintas à base de óleo, permitindo a aplicação da segunda demão rapidamente;
  • custo x benefício: mesmo sendo um pouco mais cara que outros tipos de tintas, o rendimento e a alta durabilidade entregam um custo x benefício que só as tintas acrílicas são capazes de entregar. 


E essas são apenas algumas das vantagens das tintas acrílicas para o seu projeto! 


Como aplicar a tinta acrílica corretamente? 


A aplicação da tinta acrílica costuma ser mais simples do que você imagina: 


Preparação da superfície 


O primeiro passo é lixar toda a superfície, retirando a poeira e pequenos detritos que possam interferir no acabamento final. Independente da superfície escolhida, essa etapa é fundamental.


Atenção às recomendações do fabricante


A tinta acrílica deve ser diluída para garantir todos os efeitos de sua composição química. Então, é essencial conferir atentamente as instruções do fabricante no rótulo do produto. 


Aplicação da demão apenas após o tempo de secagem


Por último, mas não menos importante, espere a primeira secagem completa, para efetuar a demão de tinta.


Onde encontrar a melhor tinta acrílica para a sua obra?


Agora que você já entendeu o que é tinta acrílica, suas vantagens e como aplicar corretamente, basta encontrar a melhor opção para a sua obra. 


Comprar uma tinta de qualidade é imprescindível para quem busca bons resultados e economia. E se você está em busca de uma marca de confiança, conheça as Tintas Primor. 


As tintas Primor são fabricadas pela Baytek Química, que conta com dois laboratórios para o desenvolvimento e controle de qualidade de toda a linha de produtos Primor Premium. 


Então, você já sabe: se você está em busca de produtos de qualidade e um fornecedor de credibilidade no mercado mineiro, não deixe de entrar em contato conosco para solicitar seu orçamento.